Com o crescente número de usuários de motocicletas no CEFSA e no mundo, é importante conhecermos algumas dicas de segurança que podem ajudar a evitar acidentes.
Segue um conjunto de recomendações para uma condução segura.
> O uso correto do capacete minimiza as possibilidades de ferimentos fatais.
Ele deve estar devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada. O capacete deve estar dentro da validade e ter o selo do INMETRO e preferencialmente com cores vivas.
> Uso de roupas adequadas.
As vestimentas adequadas para motocicletas devem ser: uma calça com tecido mais grosso e jaquetas resistentes; além disso, ele deve estar calçado com botas resistentes, que oferecem boa proteção aos pés.
> Distância entre os veículos e ultrapassagem.
O motociclista não deve pilotar “colado” ao veículo da frente; manter distância adequada em relação aos demais veículos é fator primordial de segurança. A Legislação Federal de trânsito proíbe a circulação de motos pelo “corredor” que se forma entre as filas de veículos. O condutor deve manter distância segura entre os veículos que estão à sua frente e na sua lateral. As ultrapassagens devem ser feitas sempre pela esquerda.
> Frenagem
A maneira correta de frenagem deve ser aplicando-se 70% da força na roda dianteira e 30% na roda traseira, para que se consiga maior eficiência na parada total da motocicleta. Dessa forma, evita-se o travamento da roda traseira, e consequentemente quedas.
Um item importante para a proteção do motociclista é o uso de antenas laterais contra pipas.
> Manutenção preventiva
Outro fator importante na condução da motocicleta é realizar a manutenção preventiva como: calibragem dos pneus, lubrificação da corrente, verificação periódica do sistema elétrico e dos freios e troca dos pneus quando estiverem gastos.
Rubens Fogaça Junior (Colaborador do setor de Segurança do Trabalho, do CEFSA)
Técnico em Segurança do Trabalho