ESG, sigla que significa Governança Ambiental, Social e Corporativa, ganhou popularidade em 2004 após sua proposição durante o Pacto Global da ONU em parceria com Banco Mundial. Essa proposta foi uma forma de despertar as atuais empresas em relação às boas práticas sustentáveis, sociais e de governança e demonstrar como as ações dessas organizações impactam no dia a dia do mundo corporativo e da sociedade como um todo.
Sabe-se que o conceito ESG despertou uma visão que, muitas vezes, era desconsiderada dentro do plano de ação das empresas. Porém, principalmente após a pandemia da covid-19, a temática ganhou ainda mais visibilidade, pelo fato de o mundo inteiro estar imerso em uma realidade incerta, fazendo com que profissionais de diferentes áreas repensassem o que poderiam fazer para melhorar os resultados e impactos nas organizações após esse período e difundindo essas ideias aos seus consumidores e investidores.
Diante desse cenário, nos últimos tempos, grandes empresas vêm se preocupando gradativamente em desenvolver abordagens diretamente relacionadas aos enfoques positivos promovidos pelos temas oriundos da conceituação ESG, como é o caso da Natura, que foi a primeira empresa brasileira de capital aberto a fazer parte do Sistema B, sinônimo de sustentabilidade e diversidade. Além disso, já foi constatado que empresas que disponham de atributos sustentáveis possuem performance superior em relação àquelas que não os adotam, e isso é explicado pelo fato de que o consumidor está dando cada vez mais preferência às empresas que estejam alinhadas com as boas práticas relacionadas ao meio ambiente e ao aspecto social, dentro e fora da organização. Assim, percebe-se que a iniciativa por trás da sigla ESG é de extrema importância, e se essas prioridades estiverem alinhadas a uma estratégia efetiva de marketing, podem garantir vantagens diferenciadas no mercado em relação aos concorrentes. As práticas efetivas de ESG podem se tornar ferramentas poderosas de marketing para dar maior visibilidade às empresas e colocá-las como referência no que diz respeito à atualização tanto em seu ambiente interno quanto externo, como é o caso da Unilever, que recentemente criou e divulgou um planejamento completo de ESG para os próximos anos, tornando-se protagonista nesse novo universo e destacando-se no quesito sustentabilidade.
Desse modo, as corporações que implementam ações de ESG que estejam sintonizadas com o momento atual e com o segmento em que atuam, atreladas a uma boa gestão de marketing, garantem a visibilidade necessária para atingir e se distinguir entre os consumidores e investidores, isso porque estão aproveitando as oportunidades estratégicas e mostrando para o mercado que adotam as práticas da boa governança, do respeito ao fator social e da garantia da sustentabilidade do meio ambiente.
• Autor: Giuliana Sabatini, aluna do curso de Administração da Faculdade Engenheiro Salvador Arena
• Orientador: professor Jorge Luiz Azevedo