Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Como saber se a programação transforma seu dia a dia

Quanto da sua vida envolve programação? Todos sabemos que a programação está presente nos computadores e celulares, mas sabia que ela está presente na sua rotina, na forma que você fala e até em como pensa?

Quem nunca programou o dia com várias atividades uma após a outra? Por mais que não pareça, isso é sim programação! Assim como nós, os computadores seguem rotinas com tarefas e ações a serem realizadas uma após a outra; essas rotinas são os famosos algoritmos. Falar para o computador quais tarefas fazer, e em que ordem, é o que chamamos de programar; então, quando estudamos programação, aprendemos a elaborar as rotinas do computador e acabamos melhorando nossa própria organização.

Já passou pela situação de pedir para alguém comprar um doce ou suco e a pessoa pegar o sabor errado? Para evitar esse tipo de situação, os computadores só seguem rotinas muito bem detalhadas. Falar com eles é como aprender uma nova linguagem de comunicação. Não, não estou falando de “Java” ou “Python”, mas de se expressar claramente, sem dar margens para mal-entendidos ou incertezas. Tenho certeza de que essa habilidade viria a calhar em vários momentos, não é?

Todo mundo quer ser mais inteligente e resolver problemas com facilidade e eficiência como os computadores. Mas sabia que eles não são tão inteligentes assim? Na verdade, eles não sabem de nada! Quem cria as soluções é o programador; o computador só segue cegamente as instruções. Isso significa que aprender a programar também é aprender a pensar e resolver problemas de maneira eficiente e organizada.

Se você quer desenvolver todas essas habilidades, mas acha que aprender programação é muito difícil, pode relaxar. Vou apresentar duas plataformas gratuitas que ensinam programação de uma forma simples e intuitiva: o app Grasshopper e o site Scratch. O aplicativo de celular da Google, Grasshopper, tem o objetivo de ensinar programação para iniciantes com lições interativas e visuais, perfeito para quem vai dar os primeiros passos nesse mundo. Já o site Scratch (https://scratch.mit.edu/) permite a criação de jogos usando programação em blocos: é como montar um quebra-cabeça, encaixando diferentes instruções para o computador seguir até criar o seu próprio jogo!

Aprendendo programação, além de criar os programas da sua imaginação, você melhora sua organização, aprende a pensar e resolver problemas de maneira eficiente, e como comunicar seus pensamentos e soluções de uma maneira clara e objetiva. Saber programação não só transforma seu dia a dia; transforma sua vida! E aí, tá esperando o quê pra começar?

Referências:

https://scratch.mit.edu/ https://blog.google/intl/pt-br/novidades/iniciativas/aprenda-programar-com-o-grasshopper/

Autor: Alexandre Nesteru Carnevali
• Professor Orientador: Marco Aurélio Vinchi de Oliveira

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo