Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

A arte da Automação

O termo “automação” começou a ser utilizado em meados do século XX, durante o crescimento acelerado das indústrias, causado pelas diversas máquinas que reduziam cada vez mais a utilização da mão de obra humana na fabricação dos produtos. Porém, seu significado: “Automação é a aplicação de tecnologia, programas, robótica ou processos para alcançar resultados com o mínimo de intervenção humana.” (IBM, 2023) pode ser encontrado até mesmo em mitos da Grécia Antiga, com descrições de portões que abriam sozinhos ou robôs serviçais que serviam aos deuses.

A automação é um sonho tão antigo quanto a humanidade, e não faltam motivos para isso. Automatizar uma tarefa torna possível sua execução constante e possibilita repetir diversas vezes o processo, sem ser limitada pela disponibilidade de tempo e mão de obra humana. E além de melhorar a execução de um processo, a automação abre portas para novas tarefas mais complexas (como o desenvolvimento da informática, possibilitado pela automação da produção dos componentes eletrônicos), que só são possíveis com a disponibilidade dos profissionais que não precisam mais gastar seu tempo com todas as etapas que os ocupavam, e que agora, foram automatizadas.

Existem diversas maneiras de automatizar processos, tornando a área muito ampla e versátil. Nas indústrias, a automação é predominante, seja por meio de sistemas elétricos, pneumáticos, hidráulicos, mecânicos, seja por tantos outros; cada produto tem necessidades específicas que se beneficiam de diferentes abordagens. E com a revolução digital, as automações por softwares se difundiram até no dia a dia, com alarmes diários, agendas eletrônicas, casas inteligentes, aplicativos, planilhas e uma infinidade de outras automações que facilitam o cotidiano.

Com o passar dos anos e com o surgimento de novas tecnologias, a automação se torna cada vez mais acessível. O que antes existia apenas em mitos sobre deuses da Grécia Antiga, hoje é aplicado nas grandes empresas e na rotina das mais diferentes pessoas. Por conta dessa onipresença, a automação vem se tornando objeto de pesquisa e ensino ao redor do mundo todo, por meio de livros, sites, escolas, cursos e faculdades. Dessa forma, a área continua se expandindo e apresentando cada vez mais estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados à arte da automação.

Referências:

https://gizmodo.uol.com.br/origens-automacao

https://www.ibm.com/br-pt/topics/automation

https://blog.me.com.br/pt/7-beneficios-da-automacao-de-processos/

• Autor: Alexandre Nesteru Carnevali, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação, da Faculdade Engenheiro Salvador Arena.
• Orientador: Fábio Rubio

Compartilhe!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo