A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas) sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas e centauros. Ela originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam vários deuses.
Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) sobre o universo mitológico. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia) e por Homero (Ilíada e Odisseia). Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor, inveja, ambição, ódio, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos.
Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentemente de seus filhos, eram imortais.
LIVROS COM A TEMÁTICA MITOLOGIA GREGA:
- Mitos gregos: O voo de Ícaro e outras lendas
- A maldição de Édipo
- Viagem ao reino das sombras
- Afrodite: amores e traições
- Ilíada
- Odisseia
- O destino de Perseu
- A Grécia: mitos e lendas
Fonte: www.infoescola.com
Mayara Ferreira (Colaboradora da Biblioteca, do CEFSA)
Existem algumas incorrecções neste artigo. Por exemplo:
– É dito que a Mitologia Grega originou “da união das mitologias dórica e micênica”, mas não existe qualquer prova real disso mesmo;
– Não é possível datar o “seu desenvolvimento”, porque é um processo que demorou mais de um milénio;
– Se não existem “escrituras sagradas”, existiam conteúdos que todos os crentes deviam conhecer, nomeadamente a Ilíada e a Odisseia. A Teogonia, de Hesíodo, era apenas uma entre muitas teogonias que existiam, não sendo considerada “canónica” por todos;
– Existiam vários casos de filhos de deuses que foram imortais, ou quase. Os mais óbvios são Herácles, Aquiles, Mémnon, etc.