Ficção policial é uma categoria literária estruturada em torno da ocorrência de um assassinato, das indagações, pesquisas, inquirições de testemunhas e, finalmente, da descoberta do criminoso. Todo o enfoque do autor recai sobre o mecanismo de desvendamento dos segredos envolvidos no crime, levado a cabo normalmente por um detetive profissionalizado ou de natureza amadora.
A ficção policial é povoada por ingredientes como o temor, o inexplicável, a pesquisa dos dados que cercam o crime, a inquietação intelectual diante dos fatos, a perplexidade, a busca por descobrir o criminoso e os motivos que o impulsionam a cometer o ato ilícito, todos convenientemente combinados nas devidas proporções, conforme o estilo de cada escritor e seu contexto. O modelo tradicional se apoia na total verossimilhança, o que leva investigadores como Sherlock Holmes a buscarem a contribuição da própria Ciência em sua obsessiva procura da verdade.
Boa parte dos escritores deste gênero escreve em língua inglesa, como Arthur Conan Doyle, Aghata Christie, Rex Stout, Raymond Chandler, Dashiell Hammett, Denis Lehanne, P.D. James, Patricia Cornwell, entre outros.
No Brasil, a ficção policial vem ganhando impulso com escritores como Luiz Alfredo Garcia-Roza, um mestre na arte de caracterizar psicologicamente seus personagens, e Patrícia Melo, especialista em mergulhar na mente dos criminosos.
LIVROS COM A TEMÁTICA SOBRE O ASSUNTO:
- Nuvem da morte
- Paciente 67
- Paranoia, a Síndrome do Medo
- O mistério do Trem Azul
- Assassinato no Expresso do Oriente
- Noite sem Fim
AUDIOLIVROS COM TEMÁTICA SOBRE O ASSUNTO:
- A Ilha Sob o Mar
- As Aventuras de Sherlock Holmes
- Nas Arquibancadas
Fonte: www.infoescola.com.br
Valéria Pompermayer Fazolim (Colaboradora da Biblioteca, do CEFSA)