Se você navega na internet e nas redes sociais, deve perceber que nossa atenção como consumidor é disputada a cada clique, certo? Além disso, quando escolhemos algo para voltar nossos olhos, mantemos o foco apenas por alguns instantes.
É nesse cenário de disputa de atenção que o Inbound Marketing surge como uma estratégia eficaz para atrair clientes.
Quer entender melhor o que o conceito significa e como aplicá-lo? Continue lendo e descubra!
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é uma metodologia de marketing digital, com o objetivo de posicionar sua marca como autoridade no assunto e vender através de um funil bem definido. Na prática, o Inbound Marketing busca atrair clientes potenciais de forma não intrusiva, oferecendo conteúdo relevante e valioso. A metodologia busca criar um relacionamento genuíno com o público-alvo, baseado em confiança e interesse dos dois lados: empresa e consumidor.
Inbound Marketing x Outbound Marketing: quais são as diferenças?
Uma ótima forma de diferenciar as duas metodologias é o modo como os potenciais clientes são impactados pela marca. Enquanto o Inbound Marketing concentra-se em atrair clientes de forma orgânica e sem interrupção, o Outbound Marketing se baseia em estratégias mais tradicionais e interruptivas, como anúncios pagos e telemarketing.
Outro ponto de diferenciação é em relação ao tempo de retorno esperado. Enquanto o Outbound pode gerar resultados imediatos, o Inbound Marketing constrói um público engajado e duradouro, com resultados a longo prazo e menor investimento financeiro.
Exemplos de mecanismos de Inbound Marketing
- Redes Sociais
- SEO (Search Engine Optimization)
- Conteúdo
Exemplos de mecanismos de Outbound Marketing
- Cold emailing
- Google Ads
- Anúncios de TV
Funis mais importantes para o Inbound Marketing
O papel de todo funil dentro do Inbound Marketing é conduzir os clientes até a compra. Mas a verdade é que não existe somente uma maneira de fazer isso. Podemos citar como exemplos o Funil de Jornada de Compra, o Funil de Vendas, o Funil de E-mail Landing Pages, o Funil Flywheel, entre outros. Abaixo, listamos os dois tipos de funil fundamentais:
Funil de Jornada de Compra
O Funil de Jornada de Compra representa o processo que um cliente percorre, desde o conhecimento do produto ou serviço até a compra. Os estágios desse funil são:
- Aprendizado ou descoberta.
- Reconhecimento do problema.
- Consideração da solução.
- Decisão de compra.
Funil de Vendas (versão simples)
O Funil de Vendas é o modelo que descreve a progressão dos potenciais clientes (leads), desde a prospecção até a conversão em clientes.
- Visitante: é quem acessou o seu site.
- Lead: é aquela pessoa de quem você tem uma informação de contato.
- Lead Qualificado: é aquele lead que tem o mesmo perfil que uma de suas personas.
- Oportunidade: é o lead que solicitou um contato comercial ou manifestou interesse de compra.
- Venda: é o registro da informação de que houve uma compra.
Como aplicar o Inbound Marketing
Agora que você conhece os principais funis, você pode aplicá-los seguindo o passo a passo abaixo:
- Desenvolver autoridade no seu assunto ou nicho (marketing de conteúdo = blog, redes sociais, materiais, vídeos, podcast, entre outros formatos).
- Atuar nas etapas do funil (visitantes > leads > leads qualificados > oportunidades > vendas).
- Desenvolver a escala do funil mês a mês.
- Ter ofertas para toda a jornada dos leads (material – ofertas de topo, meio e fundo, produtos gratuitos para download).
- Trabalhar o relacionamento com os leads (e-mail > automação > lead scoring).
Quer continuar aprendendo sobre o tema? Leia o artigo “O que são Leads?” para complementar o desenvolvimento de uma estratégia de Inbound Marketing direcionada e eficaz.
• Autores: Rackel Fernandes Vieira, alunos do curso de Administração, da Faculdade Engenheiro Salvador Arena.
• Orientadora: professor Jorge Luiz Azevedo.