Embora a história de São Bernardo do Campo tenha suas raízes num passado distante, ainda no século XVI, é no início do século XX que ela começará a ganhar as feições que apresenta hoje, como um grande polo industrial, e a instalação da Termomecanica na região tem importância fundamental nesse contexto.
Nascida em São Paulo, no bairro da Mooca, a fábrica transferiu-se para a cidade em 1955, após uma visita do Engenheiro Salvador Arena à fábrica da Mercedes Benz.
A região era, então, composta quase que exclusivamente por chácaras e sítios. A fábrica ficava inacessível quando chovia, tornando necessária a utilização de um Jipe para buscar a alimentação dos funcionários, que vinha do Ipiranga. O transporte era escasso, e a energia elétrica, inexistente. A instalação da empresa em São Bernardo do Campo não foi nada fácil, mas foi o pontapé inicial de uma história que continua se perpetuando.
O crescimento da Termomecanica teve grande influência no desenvolvimento de seus arredores, e a criação da Fundação Salvador Arena, em 1964, formalizou e ampliou as ações sociais que já vinham sendo praticadas pelo nosso patrono, principalmente na cidade.
O vínculo entre o Eng. Salvador Arena e São Bernardo do Campo foi ganhando cada vez mais força, e gerou diversos registros preservados hoje no CDMR. Aqui apresentamos dois deles. Por conta de sua atuação, nosso patrono foi contemplado com o título de cidadão São Bernardense, em 1971, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Essa relação também foi traduzida em forma de poema, composto pelo Eng. Salvador Arena e inspirado por seu carinho pela terra por ele escolhida.
Colaboração: CDMR – Centro de Documentação Memória e Referência