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Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Existe diferença entre o preço do comércio eletrônico e o da loja física?

Com o advento da pandemia, as pessoas passaram a utilizar mais intensamente os serviços oferecidos pelos aplicativos e sites da internet. O lockdown demonstrou que, principalmente na área urbana, os consumidores tendem a comprar mais, provavelmente por conta do fato de estar em casa. Pode parecer estranho, mas anteriormente ficávamos muitas vezes fora de casa um período de 8 horas diárias, o que fazia com que não prestássemos atenção no nosso lar.

Um estudo feito pelo Sebrae em julho de 2020 mostrou que houve um aumento de mais de 100% nas compras feitas nos principais segmentos do varejo. O que chama atenção para esta informação é que o consumo elevou-se em todo o território nacional, abrangendo diversas regiões do Brasil.

Com base nessas informações, a questão que nos vem à mente é: existe diferença entre o preço da loja física e o preço da loja virtual?

Vamos aos fatos! O web commerce, ou comércio eletrônico, nasceu com um único propósito: reduzir os custos das empresas, uma vez que essa modalidade de comercialização dispensa, por exemplo, custos de aluguel, comissão com vendedores, etc. Com estas vantagens, na teoria, os preços deveriam diminuir e, consequentemente, se os custos são reduzidos, a margem de lucro aumenta e com isso a proporção de descontos pode ser maior.

Com mais promoções motivadas por preços mais atrativos espera-se que a livre concorrência crie de maneira generalizada preços mais baixos de forma abrangente no mercado, ou seja, com mais participantes promovendo ofertas no comércio quem ganha é o consumidor.

Na teoria, os preços na loja física tendem a ser maiores devidos aos custos fixos e variáveis (aluguel, energia, funcionários, comissão sobre vendas, etc.), e na prática é isso que está acontecendo.

Um estudo elaborado pelos alunos do curso de Administração da Faculdade de Tecnologia Termomecanica aponta que os preços das lojas virtuais estão maiores que os das lojas físicas conforme demonstra a figura abaixo:

Foram pesquisados os preços de algumas marcas de smartphones mais conhecidas no mercado comparando-se os valores da venda na loja virtual e na loja física. Os alunos se deslocaram presencialmente até algumas das varejistas principais para conferir se havia diferença ou não.

Apenas dois aparelhos apresentaram preços mais baratos na loja física (índice acima de 1), sendo que os demais contaram com valores mais baixos no comércio on-line (índice abaixo de 1).

Pesquisar antes de sair de casa para comprar algum produto é fundamental, todavia, com base na comodidade de comprar e receber o produto em casa, essa opção pode representar uma armadilha. Uma teoria econômica muito conhecida é a da curva da demanda e oferta.

Na prática, com o aumento da demanda do comércio eletrônico, existe uma tendência dos preços serem menores; no entanto, o consumidor precisa ficar alerta para não ser surpreendido. Outro ponto importante é que, muitas vezes, as lojas físicas não vendem o produto pelo mesmo preço da loja virtual e o consumidor não consegue entender por que isso acontece. Comparar a diferença dos preços com base nestes fundamentos é vital, por isso sempre pesquise antes de tomar qualquer decisão de consumo nesta pandemia.

 

Alunos: Guilherme Feltrin, John Yoshida e Bruno Fernandes (Alunos do curso de Administração da FTT)

 

 

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