A quarentena nos pegou de surpresa de diversos modos; tivemos de mudar nossa rotina por completo. A dramática situação causada pela pandemia trouxe à sociedade transtornos e tragédias assustadoras: algumas pessoas perderam entes queridos e amigos, outras ficaram desempregadas, sem falar nas que passaram pelas mais extremas necessidades, e assim por diante.
Mas resiliência e adaptação são características que fazem parte do ser humano, principalmente do povo brasileiro, e agora, depois de meses em quarentena, olhando para trás, conseguimos perceber que, diante de tantas mudanças, podemos obter bons conhecimentos tais como a valorização do tempo, por exemplo: mais tempo com a família, tempo extra para preparar receitas novas, tempo de sobra para cuidar das plantas e dos animais de estimação, enfim, percebemos que todo o nosso cotidiano está relacionado com o fator tempo!
Antes, tudo aquilo que não conseguíamos fazer no dia a dia, culpávamos a falta de tempo; agora que temos esse tempo, o que vamos fazer com ele?
Uma dica é utilizá-lo no desenvolvimento pessoal e profissional. Isso mesmo! A sugestão prática e das mais interessantes são os cursos à distância.
Devido ao isolamento social, ainda não está sendo possível realizar cursos presenciais. Assim sendo, os cursos à distância despontam como uma das melhores opções pois representam uma modalidade que nos permite adquirir os conhecimentos e habilidades sem termos de sair de casa, podendo inclusive serem feitos até mesmo através de um Smartphone.
Muitas pessoas ainda têm preconceito quanto aos cursos oferecidos on-line, porém não há dúvida de que eles vieram para ficar. Vejamos alguns benefícios dessa modalidade:
- Permitem flexibilidade de horário;
- Não exigem deslocamento do participante;
- Oferecem oportunidade de estudo com baixo investimento;
- Proporcionam autonomia de aprendizado;
- Propiciam oportunidade de desenvolvimento em outras habilidades;
- Apresentam qualidade e concedem certificações iguais às dos cursos presenciais;
- Garantem mais tempo livre ao participante.
Separamos alguns sites que oferecem cursos on-line gratuitos:
- Fundação Bradesco – Escola Virtual
- FGV – Educação Executiva
- USP – Cursera
- SENAI – FINDES
- SEBRAE
- Centro Paula Sousa
- Lean Café
Obs.: os certificados de alguns desses cursos são pagos; fique atento à descrição do curso em que você tem interesse. Outra dica valiosa é que alguns certificados podem ser utilizados como horas complementares para outros cursos compatíveis.
Colaboração:
Helena Cristina (Colaboradora do setor de Comunicação, do CEFSA)
Graduada em Marketing