Crescendo Juntos

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

Como a Arquitetura de Software fortalece um PO?

Nos projetos de desenvolvimento de software, o papel do Product Owner (PO) é essencial para garantir que as necessidades do negócio sejam traduzidas corretamente em soluções tecnológicas eficientes. Mas, embora o foco principal do PO esteja nos requisitos e no valor entregue ao cliente, ter um conhecimento básico sobre Arquitetura de Software pode fazer toda a diferença na sua atuação.

O que é Arquitetura de Software e por que um PO dever se importar com ela?

Arquitetura de Software é a organização dos componentes técnicos de um sistema, incluindo como eles se comunicam e como a aplicação cresce e se adapta ao longo do tempo. Pensar em Arquitetura é essencial para evitar soluções que funcionam no curto prazo, mas criam problemas no futuro, como dificuldades de escalabilidade, baixa manutenção e alto custo operacional.

Para o PO, entender o básico de Arquitetura de Software não significa programar ou tomar decisões técnicas, mas sim, comunicar-se melhor com a equipe de desenvolvimento, prever impactos e tomar decisões mais bem fundamentadas.

Como esse conhecimento se agrega ao dia a dia do PO?

Compreender a Arquitetura permite ao PO ter um melhor alinhamento com a equipe, pois ele entende desafios e limitações, evitando exigir soluções inviáveis e conseguindo priorizar funcionalidades com base na complexidade e no impacto causado. Além disso, melhora a comunicação com stakeholders (pessoas interessadas no projeto, como clientes, usuários e lideranças), já que muitas decisões arquiteturais afetam custos e prazos. O PO consegue gerenciar expectativas e justificar por que certas funcionalidades podem demandar mais tempo ou investimento. Esse conhecimento também dá maior flexibilidade para lidar com mudanças, pois, em um ambiente ágil, é comum que requisitos sejam alterados. Se o PO entende como a Arquitetura está estruturada, ele consegue prever impactos e ajudar a encontrar alternativas viáveis. Por fim, evita decisões que geram dívidas técnicas, pois compreende conceitos como modularidade, escalabilidade e separação de responsabilidades, garantindo que o sistema se mantenha sustentável no longo prazo.

Saber o básico sobre Arquitetura de Software não faz do PO um desenvolvedor, mas melhora significativamente sua capacidade de tomar decisões estratégicas, comunicar-se com a equipe e entregar um produto de maior qualidade.

Se um PO deseja ser um verdadeiro facilitador entre o negócio por ele administrado e a tecnologia, vale a pena se aperfeiçoar nessa área para tornar a colaboração com a equipe de desenvolvimento ainda mais eficiente e mais fluida.

  1. FERREIRA, Marcos; JENSEN, Morten; WINKLER, Thomas. Investigating the role of Product Owner in Scrum teams: Differentiation between organisational and individual impacts and opportunities. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/373815714_Investigating_the_role_of_Product_Owner_in_Scrum_teams_Differentiation_between_organisational_and_individual_impacts_and_opportunities. Acesso em: 19 mar. 2025.
  2. DESMART. The role of Product Owner in software development. Desmart.com, 2023. Disponível em: https://desmart.com/business/the-role-of-product-owner-in-software-development/. Acesso em: 19 mar. 2025.

Autor: Dayane Damaceno, aluna do curso de Engenharia de Computação, da Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Orientador: Professor Dr. Fábio Henrique Cabrini

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo