Olá caro leitor,
Hoje falaremos sobre a realização de atividade física em período de isolamento social.
Cientificamente sabemos que a prática regular de exercícios físicos proporciona uma melhora no sistema imunológico, questão muito importante em nossas vidas, sobretudo no momento em que estamos passando.
No entanto, devido à importância de se cumprir o isolamento social, o desafio atual é como manter a nossa frequência de atividades buscando alternativas que proporcionem a prática dentro de casa.
Hoje, com os recursos tecnológicos que temos à disposição, é possível encontrarmos diversos profissionais capacitados e programas de treinamento físico para diversos níveis de intensidade e interesses, que permitem iniciarmos ou darmos continuidade em nossas práticas em nosso lar.
Evidentemente, o fato de adaptar as atividades para a realização dentro de casa não trará as mesmas sensações que a prática ao ar livre proporciona, por exemplo, ciclismo, corrida de rua, os próprios esportes coletivos, entre outras atividades, no entanto, existem outras modalidades extremamente interessantes e que proporcionam excelentes resultados com poucos recursos materiais e espaço restrito, entre elas: yoga, pilates, ginástica natural, exercícios funcionais e alongamento.
É importante também, caso seja necessário, que a prática escolhida seja adaptada, para atender a especificidade de cada indivíduo ou possível patologia que o praticante possa ter, por exemplo, diabetes, hipertensão, lesão articular etc.
De qualquer forma é fundamental realizarmos nossas práticas, pois saúde não é só física, mas também mental, e o exercício auxiliará no controle emocional, fator bastante importante no cenário atual.
Felipe Catelan Martins (Colaborador do setor de Eventos, do CEFSA)
Licenciado e bacharelado em Educação Física
Pós-graduado em Esportes e Atividades de Aventura
Pós-graduado em Gestão de Eventos