A era informacional na qual se encontra a nossa sociedade atual trouxe diversas mudanças no funcionamento do sistema como um todo, porém algo que se manteve constante é a necessidade do uso do pensamento crítico na recepção de informações. Apesar de se fazer ausente na educação da maior parte da população, o pensamento crítico se mostra mais importante do que nunca no novo contexto, em que nos deparamos com muitas informações que são fornecidas na internet ou nos meios de comunicação, as quais podem se caracterizar como pós-verdade ou carecer de elementos inquestionáveis de veracidade. A partir da ausência de questionamento pelas informações consumidas, o sujeito corre o risco de crer nas “fake news” ou de se submeter a uma alienação ideológica baseada em uma retórica de polarização, prejudicando o progresso da sua própria sociedade, que depende do diálogo e do consenso para superar seus impasses.
A educação tem um papel muito importante no combate à massificação do pensamento, pois auxilia na construção intelectual dos sujeitos de uma sociedade, servindo como recurso na formação do pensamento. Além disso, também desenvolve no indivíduo a competência de utilizar os métodos científicos como base do funcionamento de uma estrutura real, os quais são indispensáveis no questionamento de falhas para sua comprovação.
Diante disso, a educação se mostra fundamental na formação do pensamento crítico, valor essencial para o indivíduo entender a sociedade e os seres humanos em cada uma de suas camadas, já que é a partir dela que o sujeito desenvolve a capacidade de questionar o funcionamento e a justificação de cada instituição social, seus métodos de produção e até mesmo seus padrões de comportamento.
Ademais, é um dos pontos mais importantes para o avanço e possível convivência de uma coletividade, pois dela também surge a capacidade de fundamentar um ideal na base do diálogo, o que implica uma lógica, mesmo que não científica, para a estruturação de uma ideologia. Logo, o pensamento crítico possui duas validações muito importantes como valores de um indivíduo, sendo uma delas a capacidade de compreender as informações com a habilidade de questioná-las, mantendo o “bom-senso” de respeitar a ciência como base de sua aceitação, e a outra, a reflexão perante os conhecimentos adquiridos nos ambientes de aprendizagem. As atitudes e o modo de pensar dos indivíduos atuam como espelhos de todos os avanços e retrocessos de uma sociedade, ou seja, é graças ao pensamento crítico que adquirimos a capacidade de aproveitar os processos de construção de conhecimento e de criticidade que não alienem nem reflitam os erros de uma coletividade.
• Autores: Rodrigo Pereira de Camargo Junior, aluno do Ensino Médio, do Colégio Engenheiro Salvador Arena
• Orientador: professor Denis Oliveira da Silva